Marina Weffort
Marina Weffort (São Paulo, SP, 1978) lida com noções de movimento, gravidade, estaticidade, tensionamento e luz, em sua construção de formas. Trabalha, em especial, com esculturas, tecidos e desenho.
As esculturas produzidas a partir dos anos 2000 trazem objetos cotidianos que aludem a naturezas-mortas, em estruturas estáticas em aparente iminência de desequilíbrio. Seus tecidos, por sua vez, se valem de uma lógica construtiva a fim de explorar questões como cheio e vazio, superfície e profundidade. Sem maiores artifícios, inclusive na forma de apresentá-los, pois são presos com pequenos pregos diretamente à parede, a artista nos apresenta estruturas que se valem do rigor dos elementos estruturantes inerentes ao material escolhido. Seu fazer artístico, no entanto, difere fundamentalmente daquilo que é esperado de obras com tecido, em que há um exercício da construção pela adição. Sobre panos pré-fabricados, Marina pinça fios, retirando-os da trama e assim revelando imagens.
Ainda que preferido, o tecido não é a matéria-prima exclusiva da artista. Em paralelo a sua produção têxtil, Marina cria aquarelas monocromáticas, que dialogam com seu outro corpo de obras.
ler mais >