Dashiell Manley
Dashiell Manley (Fontana, Califórnia, 1983) formou-se pela Cal Arts e obteve seu mestrado pela UCLA. Desde o início de sua carreira, seu processo de pintura tem sido marcado por uma operação particularmente focada, iterativa e demorada. O trabalho inicial de Manley enfatizava os sistemas de produção como meio de compreender e explorar as notícias diárias, como na série "New York Times" (na qual ele transcrevia e abstraía as primeiras páginas do jornal) ou na série "Various Sources" (em que se apropriava de charges políticas, alterando-as para compor colagens satíricas).
A partir de 2016, sua prática o levou a criar imagens mais abstratas, como na série "Elegy", na qual construiu telas com pinceladas repetitivas, meditativas e trabalhosas para materializar uma sensação de calma diante do frenesi caótico do ciclo de notícias. Suas investigações mais recentes, no entanto, partem da mesma perspectiva abstrata, mas são elaboradas por meio de diferentes estruturas teóricas e práticas. Sua aplicação de tinta a óleo com uma espátula - uma técnica que começou como um simples exercício de estúdio -, agora domina sua abordagem singular à pintura. Com essa técnica inovadora, o artista estabeleceu uma linguagem por meio da qual ele mais do que pinta, quase esculpindo com a tinta a óleo.
Em sua produção atual, portanto, Manley se preocupa mais em encontrar uma expressão física e uma forma para sua interioridade, uma transformação que o leva a criar paisagens contemplativas, abstratas e psicológicas. Misturando suas próprias cores e empregando camadas espessas de tinta, ele constrói superfícies coloridas e altamente texturizadas, inspirando uma sensação de deslumbramento que evoca diversas impressões, desde folhagens, conchas e outros elementos naturais, até cisões e cortes quase agressivos.
O trabalho de Manley foi incluído em exposições de instituições renomadas em todo o mundo, incluindo o Yuz Museum Shanghai (2019), a Whitney Biennial (2014) e "Made in LA", no Hammer Museum (2012). Entre suas exposições individuais, destacam-se as seguintes: "Model________" (2023), Marianne Boesky Gallery, Nova York; "Soft Hidings" (2021), Nino Mier Gallery, Bruxelas; "Dashiell Manley" (2020), Silverlens Gallery, Manila; "Pastimes" (2020), Jessica Silverman Gallery, São Francisco; "E" (2017), Los Angeles Nomadic Division, Los Angeles; "New to the Cantor" (2016), Cantor Art Center, Stanford University, Stanford, entre outras. Seu trabalho faz parte de importantes coleções, como LACMA, Hammer Museum, Palm Springs Art Museum e Benton Museum of Art no Pomona College.
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