Abraham Palatnik
Abraham Palatnik (Natal, RN – 1928-2020 – Rio de Janeiro, RJ) é um dos pioneiros na arte cinética. A obra desse pintor, escultor, desenhista e inventor é essencial para ampliar os horizontes das artes visuais ao combinar arte, ciência e tecnologia em uma carreira de mais de sete décadas que o levou a experimentar com máquinas que criava em sua oficina.
Seu estudo em engenharia – com especialização em motores a explosão – e habilidades de desenho, além de seu interesse pela tecnologia, impulsionou o desenvolvimento de trabalhos com movimento e luz. Participou da formação do grupo concreto no Rio de Janeiro – Grupo Frente – entre o final dos anos 1940 e o começo da década de 1950. Seu Cinecromático causou impacto na 1ª Bienal de São Paulo de 1951. A questão que o mobilizou ao longo de toda sua longa trajetória está focada na articulação entre movimento (real ou virtual) e atenção perceptiva.
Em momento posterior de sua carreira, Palatnik dedica-se às séries de relevos e progressões, em que efeitos ópticos e cinéticos são promovidos a partir da atenta manipulação e pintura de materiais como madeira, cartão e acrílico. Com efeito, padrões ondulares são criados em diferentes proporções e intensidades.
ler mais >