Juan Parada
O escultor e ceramista Juan Parada inicia sua pesquisa em cerâmica em 2003. Foi um dos membros fundadores do coletivo Interluxartelivre (2002 a 2011). Trabalha com instalações, esculturas, intervenções urbanas e inserções espaciais. Desenvolve pesquisas sobre tridimensionalidade, relações de tempo-espaço e diálogos arquitetônicos. Um recorte significativo de sua produção apresenta-se nos Relevos Geométricos, cujo interesse particular por questões gráfico-escultóricas é explorado em relevos no plano bidimensional da parede. São experiências de progressão e fluxo de formas geométricas e orgânicas, advindas de soluções estruturais e fenômenos naturais. Parada tem como referência formas generativas, tanto em escala micro quanto macro, volumes atuando em uma lógica matemática, em que padrões surgem a partir de algoritmos modificados e mutados.
Em referências múltiplas, Parada pesquisa a obra de artistas como Helio Oiticica, Lygia Clark, Anselm Keefer, Olafur Eliasson, Lee Ufan, entre outros. Seus trabalhos contemplam e evidenciam a multiplicidade e permeabilidade contemporânea e discutem conceitos a partir da tridimensionalidade. Sua produção se estrutura e se relaciona sustentada por colunas poéticas e conceituais, como arquitetura, natureza e conceitos matemáticos e físicos.
Os caminhos mais recentes de sua produção descolam-se pendularmente entre abstração e figuração, ainda combinando padrões e agregando referências intimamente ligadas ao ambiente natural.
ler mais >