Rodrigo Torres
Rodrigo Torres (Rio de Janeiro, RJ, 1981) expande sua formação em pintura para outros campos, como escultura, cerâmica, desenho, recorte e colagem, impressão fotográfica, apropriação de objetos, além de técnicas mistas. Sua formação foi complementada pela atividade como assistente do artista Luiz Zerbini. Sua prática absorve processos internos e externos ao campo da arte, revertendo-os a partir de intervenções mais ou menos sutis. Ficção e camuflagem são duas constantes na produção plural de Rodrigo Torres. Ora pela metabolização de referências históricas, ora pelo borramento das fronteiras entre os suportes com os quais trabalha, o artista dessacraliza de modo nada ingênuo as condições intrínsecas de cada disciplina.
As obras de Torres são plurais, em momentos dialogam com a tradição: consagram, através de uma profanação minuciosa, a ambiguidade entre a obra intrínseca e extrínseca que marca a experiência com a arte contemporânea. Seu trabalho investe constantemente em campos como a pintura de natureza-morta, o trompe l’oeil e a técnica renascentista do sfumato, entre outros. Por outro lado, suas séries de vasos esculpidos totalmente em argila apresentam cerâmicas de influências gregas, chinesas, pré-colombianas - entres outras - e fragmentos de caixas descartáveis, construindo detalhadas ruínas e fazem pendular sistemas de poderes históricos, econômicos, políticos e sociais.
Torres investiga o campo da paisagem a partir de dispositivos de geolocalização e intervenções tecnológicas em imagens, em séries como Sistema de desinformação geográfica. Os trabalhos da série "Mundinho", por sua vez, propõem ecossistemas surrealistas próprios. São paisagens que, como pensaram os neodadaístas, discutem a pintura como técnica também espacial. Fauna e flora extraídas de cédulas monetárias e justapostas põe em cheque a diferença entre as noções de preço e valor, tanto na esfera social como no próprio circuito da arte.
ler mais >
Pedra, Papel e Tesoura, 2019
tinta acrílica sobre cerâmica parcialmente esmaltada, base de madeira
76 x 33 x 33 cm, base: 77 x 33 x 33 cm