Recortes

Abraham Palatnik, André Azevedo, Carmelo Arden Quin, Frank Ammerlaan, James English Leary, Juan Parada, Julia Kater, León Ferrari, Leonilson, Luiz Zerbini,


Ao olharmos nossa própria imagem no espelho sabemos que não nos bastamos no contorno; somos recortes, viramos a colagem de átomos e atmosferas distintas que nos cerca. No acordar de todos os dias e espreguiçar o corpo ainda cansado, sabemos que aquela pequena e vital ação não basta, assim respeitando mais do que a corpórea ação de alongar; nos tornamos no cotidiano a própria prorrogação de nós; temos a necessidade nas pequenas façanhas corriqueiras de nos marcar na existência mundana. A arte reverbera o que somos. Está nela toda perspicácia de fuga dos nossos íntimos delineados e se, somos uma espécie de recorte, ela também faz desse reflexo uma nova maneira de composição.


Nessas obras selecionadas cada uma rumina esse significado em sua própria característica e estado. Algumas obras se recortam pela técnica, como as obras de Abraham Palatnik que são criadas a partir de minúsculas tiras de madeira que quando reposicionadas criam expressões que manifestam, em um plano estático, percepção de movimento e da maneira que Frank Ammerlann recorta metais e dispõe uma nova poética sobre um chassi de madeira; Rodrigo Torres recorta cédulas e cria uma narrativa deliriosa a partir de uma organização cromática e fantasiosa. As fotografias recortadas de Júlia Kater representam uma nova ordem: o excesso de cenário e a falta de protagonistas nos torna espectadores de uma cena solitária e complexa; Leonilson pinta em uma lona e apresenta a obra diretamente na parede, sem a presença do chassi.


Sobre a quebra dos tradicionais formatos estabelecidos, as obras do artista Uruguaio Carmelo Arden Quin precursor do MADI – movimento baseado na extremação dos conceitos de "criação" e "invenção", são marcadas por seus contrastes entre cores e por formas geométricas, sendo predominantes as formas irregulares; características essas que espelham no trabalho do Manfredo de Souzanetto com pigmentos naturais de solos brasileiros. Ainda na ruptura do suporte, James English Leary traz perspicácia no humor erguendo com cores primárias e formas familiares novos olhares sobre antigos signos.


Juan Parada cria um algoritmo pictórico com acréscimo geométrico material, ação que Luiz Zerbini recria com a retirada de negativos fotográficos de slides e reorganiza armando um diálogo com as “Macrocélulas” do André Azevedo.  Em contrapartida as obras da série “tecido” de Marina Weffort é a retirada de material meticulosa para gerar leveza enquanto Leon Ferrari acresce em minúsculas hastes de bronze a mesma suavidade formando uma escultura sólida, porém extremamente sutil.

Em todos os momentos cada cuidado do que somos feitos se reflete nas obras aqui apresentadas. Clarice Lispector diz que “o espelho é o espaço mais fundo que existe”. Estamos agora vagando nesse espaço, buscando esses limites, procurando entre o amanhecer e o descansar do corpo tudo que somamos para formamos a faceta de onde nos encontramos. Somos mais do que o reflexo porque não nos satisfazemos ali, tampouco nos bastamos nesse limiar. Somos, enfim, o espelho.


Luiz Otávio Zampar



08/04/2020 até 17/05/2020

Mais +
Menos -
ID: 0475
LUIZ ZERBINI
3 Quadrados, 2012
Slides, fita adesiva, tinta acrílica
65 x 65 cm
ID: 11722
JUAN PARADA
Estratificação Geométrica II V2, 2020
Cerâmica vitrificada sobre alumínio
72 x 56 x 5,5 cm
ID: 5657
MANFREDO DE SOUZANETTO
Sem Título, 1984-2004
Pigmentos e resina acrílica sobre tela e madeira
107 x 122 cm
ID: 11665
LEÓN FERRARI
Sem título, 1978
Bronze
80 x 46 x 36 cm
ID: 11738
ABRAHAM PALATNIK
W-H/28, 2017
Acrílica sobre madeira
107 x 167,6 cm
ID: 11832
ANDRÉ AZEVEDO
Sem título, 2020
Datilografias sobre linho, papel carbono e costuras à máquina
33 x 24 cm

A arte reverbera o que somos. Está nela toda perspicácia de fuga dos nossos íntimos delineados e se, somos uma espécie de recorte,
ela também faz desse reflexo uma nova maneira de composição.

ID: 10949_1
FRANK AMMERLAAN
Sem título, 2019
Zinco sobre cobre
110 x 85 cm
ID: 10949
FRANK AMMERLAAN
Sem título, 2019
Zinco sobre cobre
110 x 85 cm
ID: 11657
MARINA WEFFORT
Sem título, 2019
Tecido e alfinetes, moldura em acrílico
67,5 x 55 x 8,5 cm
ID: 10284
ANDRÉ AZEVEDO
Desmoldes, 2018
Óleo sobre linho costurado em algodão cru
80 x 50 cm
ID: 10852
LEONILSON
Morto Pela Boca o Gato Sem Cabeça, 1986
Acrilica sobre lona
90 x 157 cm
ID: 5338
CARMELO ARDEN QUIN
Structure, 1946, Buenos Aires
Óleo sobre cartão
35 x 42 cm

2014 Carmelo Arden Quin - A Invenção Lúdica,
Simões de Assis Galeria de Arte, Curitiba.
Catalogue Raisonné - Carmelo Arden Quin 1935
-1958, pg. 209 - nº 137, Alexandre de la Salle,
Editions L’image et la parole, 2008.
Carmelo Arden Quin - A Invenção Lúdica, pg. 9,
Simões de Assis Galeria de Arte, Curitiba, 2014
*The work is certificaded by the artist’s wife, Sofia
Arden Quin.

ID: 2097
JAMES ENGLISH LEARY
Praça da Sé, 2017
Acrílica sobre tela
63 x 55 cm
ID: 5312
MANFREDO DE SOUZANETTO
Sem título, 1989/2005
Pigmentos e resina acrílica sobre tela e madeira
97 x 117 cm
ID: 10469
RODRIGO TORRES
O Bom Pagador e a Terra Prometida, 2018
Corte e colagem de cédulas sobre papel 100%
algodão para passe partout
50 x 150 x 10 cm
ID: 10470
RODRIGO TORRES
Abertura dos Portos , 2018
Corte e colagem de cédulas sobre papel 100%
algodão para passe partout
50 x 150 cm

2018 Carmelo Arden Quin - A Utopia Modernista,
Simões de Assis Galeria de Arte, São Paulo.
Catalogue Raisonné - Carmelo Arden Quin 1935
-1958, pg. 220 - nº 269, Alexandre de la Salle,
Editions L’image et la parole, 2008.
Carmelo Arden Quin - A Utopia Modernista, pg.
22, Simões de Assis Galeria de Arte, São Paulo,
2018.
*The work is certificaded by the artist’s wife, Sofia
Arden Quin.

ID: 10213
CARMELO ARDEN QUIN
Uand, 1949
Óleo sobre cartão sobre madeira
32,7 x 37,5 cm
ID: 10722
ANDRÉ AZEVEDO
Macrocélula VIII, 2018
Acrílica sobre tela, recorte e costura
120 x 185 cm
ID: 11501
ABRAHAM PALATNIK
W-V/34, 2017
Acrílica sobre madeira
124,5 x 109,6 cm
ID: 11548
JULIA KATER
Sem Título, 2019
Recorte de fotografia impressa em papel algodão
80 x 66 cm / 22 x 16 cm

2019 O que nos assiste, Sim Galeria, Curitiba,
Brasil.
Catálogo de Exposição O que nos Assiste, SIM
galeria, Curitiba, Brasil. 2019.

ID: 11566
JULIA KATER
Sem título, 2019
Recorte de fotografia
69,7 x 51,8 cm
ID: 11597
ABRAHAM PALATNIK
W-H/155, 2018
Acrílica sobre madeira
107,6 x 169,2 cm

Em todos os momentos cada cuidado do que somos feitos se reflete nas obras aqui
apresentadas. Clarice Lispector diz que “o espelho é o espaço mais fundo que existe”.

ID: 11611_1
MARINA WEFFORT
Sem título (Balão), 2019
Tecido e alfinetes
109 x 107 x 3 cm
ID: 11611
MARINA WEFFORT
Sem título (Balão), 2019
Tecido e alfinetes
109 x 107 x 3 cm
ID: 11659
MARINA WEFFORT
Sem título, 2019
Tecido e alfinetes, moldura em acrílico
67,5 x 55 x 8,5 cm
X
ID: 0475
LUIZ ZERBINI
3 Quadrados, 2012
Slides, fita adesiva, tinta acrílica
65 x 65 cm





X
ID: 11722
JUAN PARADA
Estratificação Geométrica II V2, 2020
Cerâmica vitrificada sobre alumínio
72 x 56 x 5,5 cm





X
ID: 5657
MANFREDO DE SOUZANETTO
Sem Título, 1984-2004
Pigmentos e resina acrílica sobre tela e madeira
107 x 122 cm





X
ID: 11665
LEÓN FERRARI
Sem título, 1978
Bronze
80 x 46 x 36 cm





X
ID: 11738
ABRAHAM PALATNIK
W-H/28, 2017
Acrílica sobre madeira
107 x 167,6 cm





X
ID: 11832
ANDRÉ AZEVEDO
Sem título, 2020
Datilografias sobre linho, papel carbono e costuras à máquina
33 x 24 cm





X
ID: 10949_1
FRANK AMMERLAAN
Sem título, 2019
Zinco sobre cobre
110 x 85 cm

A arte reverbera o que somos. Está nela toda perspicácia de fuga dos nossos íntimos delineados e se, somos uma espécie de recorte,
ela também faz desse reflexo uma nova maneira de composição.





X
ID: 10949
FRANK AMMERLAAN
Sem título, 2019
Zinco sobre cobre
110 x 85 cm

2019 Iron Mountain, SIM Galeria, São Paulo, Brasil.





X
ID: 11657
MARINA WEFFORT
Sem título, 2019
Tecido e alfinetes, moldura em acrílico
67,5 x 55 x 8,5 cm





X
ID: 10284
ANDRÉ AZEVEDO
Desmoldes, 2018
Óleo sobre linho costurado em algodão cru
80 x 50 cm





X
ID: 10852
LEONILSON
Morto Pela Boca o Gato Sem Cabeça, 1986
Acrilica sobre lona
90 x 157 cm





X
ID: 5338
CARMELO ARDEN QUIN
Structure, 1946, Buenos Aires
Óleo sobre cartão
35 x 42 cm

2014 Carmelo Arden Quin - A Invenção Lúdica,
Simões de Assis Galeria de Arte, Curitiba.
Catalogue Raisonné - Carmelo Arden Quin 1935
-1958, pg. 209 - nº 137, Alexandre de la Salle,
Editions L’image et la parole, 2008.
Carmelo Arden Quin - A Invenção Lúdica, pg. 9,
Simões de Assis Galeria de Arte, Curitiba, 2014
*The work is certificaded by the artist’s wife, Sofia
Arden Quin.





X
ID: 2097
JAMES ENGLISH LEARY
Praça da Sé, 2017
Acrílica sobre tela
63 x 55 cm

2020 Como é estranho ter um corpo. SIM Galeria. São Paulo. Brasil.





X
ID: 5312
MANFREDO DE SOUZANETTO
Sem título, 1989/2005
Pigmentos e resina acrílica sobre tela e madeira
97 x 117 cm





X
ID: 10469
RODRIGO TORRES
O Bom Pagador e a Terra Prometida, 2018
Corte e colagem de cédulas sobre papel 100%
algodão para passe partout
50 x 150 x 10 cm

2018 Mr Fusion, SIM Galeria, São Paulo, Brasil.





X
ID: 10470
RODRIGO TORRES
Abertura dos Portos , 2018
Corte e colagem de cédulas sobre papel 100%
algodão para passe partout
50 x 150 cm

2018 Mr Fusion, SIM Galeria, São Paulo, Brasil.





X
ID: 10213
CARMELO ARDEN QUIN
Uand, 1949
Óleo sobre cartão sobre madeira
32,7 x 37,5 cm

2018 Carmelo Arden Quin - A Utopia Modernista,
Simões de Assis Galeria de Arte, São Paulo.
Catalogue Raisonné - Carmelo Arden Quin 1935
-1958, pg. 220 - nº 269, Alexandre de la Salle,
Editions L’image et la parole, 2008.
Carmelo Arden Quin - A Utopia Modernista, pg.
22, Simões de Assis Galeria de Arte, São Paulo,
2018.
*The work is certificaded by the artist’s wife, Sofia
Arden Quin.





X
ID: 10722
ANDRÉ AZEVEDO
Macrocélula VIII, 2018
Acrílica sobre tela, recorte e costura
120 x 185 cm





X
ID: 11501
ABRAHAM PALATNIK
W-V/34, 2017
Acrílica sobre madeira
124,5 x 109,6 cm

2019 Abraham Palatnik, Simões de Assis Galeria de Arte, Curitiba, Brasil.





X
ID: 11548
JULIA KATER
Sem Título, 2019
Recorte de fotografia impressa em papel algodão
80 x 66 cm / 22 x 16 cm

2019 O que nos assiste, Sim Galeria, Curitiba,
Brasil.
Catálogo de Exposição O que nos Assiste, SIM
galeria, Curitiba, Brasil. 2019.





X
ID: 11566
JULIA KATER
Sem título, 2019
Recorte de fotografia
69,7 x 51,8 cm





X
ID: 11597
ABRAHAM PALATNIK
W-H/155, 2018
Acrílica sobre madeira
107,6 x 169,2 cm

2019 Abraham Palatnik, Simões de Assis Galeria de Arte, Curitiba, Brasil.





X
ID: 11611_1
MARINA WEFFORT
Sem título (Balão), 2019
Tecido e alfinetes
109 x 107 x 3 cm

Em todos os momentos cada cuidado do que somos feitos se reflete nas obras aqui
apresentadas. Clarice Lispector diz que “o espelho é o espaço mais fundo que existe”.





X
ID: 11611
MARINA WEFFORT
Sem título (Balão), 2019
Tecido e alfinetes
109 x 107 x 3 cm





X
ID: 11659
MARINA WEFFORT
Sem título, 2019
Tecido e alfinetes, moldura em acrílico
67,5 x 55 x 8,5 cm





X


Para saber mais sobre esta obra de arte, forneça suas informações de contato.











Curitiba

al. carlos de carvalho 2173 A
batel
80730-200 curitiba pr

+55 41 3232-2315

info@simoesdeassis.com

segunda a sexta, 10h às 19h
sábado, 10h às 15h

Para agendar uma visita, clique aqui.



São Paulo

al. lorena, 2050 A
jardins
01424-006 são paulo sp

+55 11 3062-8980

info@simoesdeassis.com

segunda a sexta, 10h às 19h
sábado, 10h às 15h

Para agendar uma visita, clique aqui.



Balneário Camboriú

3ª avenida, esquina c/ 3150, S 4
centro
88330-260 balneário camboriú sc

+55 47 3224-4676

info@simoesdeassis.com

segunda a sexta, 10h às 19h
sábado, 10h às 15h




Simões de Assis - Todos os direitos reservados 2020